5 lugares para fazer piquenique em BH ao ar livre

Encontrar lugares para fazer piquenique em BH não é uma tarefa difícil. Afinal, Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras com maior quantidade de áreas verdes e ao ar livre. Por aqui você vai encontrar uma ótima variedade de espaços gratuitos e pagos, como parques, praças, mirantes, espaços turísticos e culturais. Vem ver!

Lugares para fazer piquenique em BH 

  • Parque Aggeo Pio;

  • Parque Municipal Roberto Burle Marx;

  • Esplanada do Mineirão;

  • Praça da Liberdade;

  • Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Seja no verão ou no inverno, sempre é tempo de aproveitar os lugares ao ar livre que Belo Horizonte proporciona, né? A boa notícia é que a cidade conta com um total de 70 parques municipais, 790 praças públicas e inúmeros espaços culturais, sendo que a maior parte deles conta com entrada gratuita para adultos e crianças. Ou seja, o que não falta são lugares para fazer piquenique em BH!

Além disso, com a proximidade das férias escolares, sempre surge aquela questão: onde levar as crianças para se divertir em BH? Afinal, elas têm energia de sobra para gastar e ficar quieto em casa acaba não sendo a melhor das opções! Para os pequenos, os piqueniques acabam sendo uma ótima opção. Afinal, os lugares para fazer piquenique em BH acabam oferecendo brinquedos infantis e ótimos gramados para praticar atividades.

Agora que você já sabe quais são os lugares para fazer piquenique em BH, é hora de conhecer todos os detalhes e funcionalidades de cada um deles. Vem ver!

Parque Aggeo Pio

O Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho é a terceira maior área verde de Belo Horizonte. Localizado no bairro Buritis, ele acaba sendo uma ótima opção de lugar para fazer piquenique em BH com a família toda, já que seus 600 mil m² oferecem atrações para todas as idades. Veja abaixo o que você encontra por lá:

  • pista de caminhada;

  • quadra poliesportiva;

  • trilhas ecológicas;

  • parquinho com brinquedos como escorregador, gangorra e casinha de escalada.

Para completar, o espaço conta com espaços perfeitos para estender a toalha de piquenique. O gramado é bastante extenso, completamente plano. Para melhorar, possui áreas abertas e locais à sombra das árvores. É só escolher!

Uma prática bastante realizada dentro do Parque Aggeo Pio são as festas de aniversário em formato de piquenique. Caso queira realizar um evento dentro do parque, os responsáveis devem entrar em contato com a administração do parque, a fim de definir data, hora e avaliar se o formato de festa é permitido nas dependências do espaço de lazer.

Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 2691 - Buritis.

Funcionamento: Terça a domingo, das 7h às 18h.

Parque Municipal Roberto Burle Marx

Esse espaço de lazer também é conhecido como Parque das Águas. E esse apelido não foi criado à toa. Basta uma caminhada pelo parque para notar a quantidade de piscinas, lagos, fontes e até mesmo nascentes d’água. O córrego do Clemente, cuja nascente fica na Serra do Rola Moça, também passa por lá.

O Parque das Águas conta com aproximadamente 176 mil m². Nesse espaço, estão distribuídas quadras, pista de caminhada e campo de futebol. Além disso, o local de lazer conta com a presença ilustre de animais silvestres, como saracuras, sabiás, corujas e outros vários passáros. Por isso, é perfeito para quem ama estar perto da natureza.

Por ser rodeado de água, o Parque Roberto Burle Marx é ideal para piqueniques de verão. É muito comum ver seus usuários lavando as mãos e molhando os pés no córrego Clemente. Para completar o passeio, ainda é possível aproveitar os eventos culturais que normalmente acontecem por lá.

Endereço: rua Ximango, 809 - bairro Flávio Marques Lisboa.

Funcionamento: terça a domingo, das 7 às 18 horas.

Esplanada do Mineirão

Quem pensa que o estádio Mineirão, também conhecido como “Gigante da Pampulha”, serve apenas como palco de jogos de futebol está bem enganado. Além dos campeonatos esportivos, o espaço tem virado um verdadeiro ponto de lazer para os que gostam de aventura, esporte e por que não um piquenique?

O estádio Mineirão conta com uma esplanada, que fica aberta durante os dias em que o espaço não recebe jogos. Desta área, é possível apreciar um pôr do sol maravilhoso e realizar uma série de esportes, como andar de bicicleta, skate e patins. Além disso, a esplanada é equipada com banheiro. Por isso, muitas famílias costumam levar toalhas e lanches, a fim de passar o final de semana por lá.

Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 - São José.

Funcionamento: diariamente, de 7h às 22h. Exceto em dias de jogos e eventos.

Praça da Liberdade

Além de ser um dos principais pontos turísticos de BH, a Praça da Liberdade é um centro de atrações para os belorizontinos. Além de ser uma das praças mais tradicionais da cidade, com belo paisagismo, ao redor do local está localizado um verdadeiro reduto de cultura. O chamado Circuito Cultural da Praça da Liberdade conta com museus e centros culturais. Veja abaixo:

  • Centro Cultural Banco do Brasil;

  • Casa Fiat de Cultura;

  • Espaço do Conhecimento UFMG.

Isso mostra que a Praça da Liberdade é ideal para quem gosta de fazer piqueniques em locais que mesclam o grande movimento das áreas culturais de BH, com o contato com a natureza que as áreas verdes da cidade conseguem proporcionar.

Endereço: Avenida Bias Fortes, Avenida Brasil e Avenida João Pinheiro - Savassi.

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG fica inserido em um espaço de cerca de 600 mil m² de mata atlântica. Isso já mostra que o que não falta por lá é espaço para fazer piquenique, né?

Por ser um espaço cultural, uma ótima ideia para complementar o passeio é fazer uma visita completa pelo museu. Por lá, é possível ver exposição de botânica, paleontologia, arqueologia, conhecer a horta de plantas medicinais e o jardim sensorial e, claro, ver de pertinho o famoso presépio de pipiripau.

Vale lembrar que as exposições não são guiadas, por isso, não há cobrança de ingresso para visitação do público em geral. Contudo, escolas e grupos maiores devem adquirir ingressos e podem contar com visitas guiadas. Crianças de até 5 anos e adultos acima de 60 anos são isentos de pagamento de ingressos. Demais pessoas pagam R$12,00.

Endereço: Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Santa Inês

Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h.


O que achou dessas opções de lugares para fazer piquenique em BH? A essa altura deu para ver que tem opções para todos os gostos, grupos e famílias, né? Agora é só juntar a galera e marcar o próximo lanche ao ar livre. E que tal um piquenique pela manhã e um almoço pela tarde? Veja 6 opções de onde almoçar em BH. Boa leitura!