Feira orgânica BH: 16 feirinhas com produtos sem agrotóxico

Encontrar uma feira orgânica em BH não é uma tarefa difícil. A cidade conta com feirinhas espalhadas por todas as regionais da capital. Aqui você pode aproveitar eventos que reúnem diversos produtores locais, feiras organizadas pela prefeitura e até mesmo estandes montados por um único agricultor. Vem ver!

Feira orgânica em BH: 16 opções

  • Feirinha do Buritis;

  • Feira de Economia Popular e Solidária da FACE;

  • Feira Polo Jequitinhonha;

  • Feira Fresca;

  • Feiras de orgânicos da Prefeitura de BH: 12 opções.

Hortaliças, verduras, legumes e frutas, tudo isso fresquinho e livre de agrotóxicos. Isso é o que você vai encontrar nas feiras orgânicas ao redor de Belo Horizonte. As iniciativas têm como propósito valorizar os pequenos produtores locais e incentivar o consumo de alimentos naturais.

Vale lembrar que a maior parte das feiras orgânicas em BH acontecem junto a exposições de artesanato e produtos de gastronomia artesanal. Por isso, além de serem uma alternativa para consumir produtos frescos e mais saudáveis, as feiras orgânicas acabam se tornando uma ótima opção de lazer para quem gosta de passeios ao ar livre e valoriza os trabalhos artesanais e personalizados.

Agora que você já sabe quais são as principais feiras orgânicas de BH, é hora de saber onde elas acontecem, com qual frequência são realizadas e quais são os tipos de produtos que você vai encontrar em cada uma delas. Se prepare para conhecer opções para todos os públicos. Vamos lá!

Feirinha orgânica do Buritis

Sabe aquela banca com verduras fresquinhas que normalmente vemos nas ruas das cidadezinhas do interior? É exatamente isso que você vai encontrar no bairro Buritis. Pelo menos duas vezes na semana o projeto Viver Bem Orgânicos monta uma banca para lá de colorida em frente à loja Divino Grão. 

O Viver Bem Orgânicos é um projeto ambulante. Por não possuir loja física, a cada semana, a banca de verduras, legumes e frutas é montada em um bairro diferente de Belo Horizonte. No Buritis, é possível encontrar os produtos orgânicos sempre às sextas e sábados.

Os produtos oferecidos na Feirinha orgânica do Buritis são cultivados em uma horta localizada em Capim Branco. Por lá, a Claudia Bossi e o Eduardo cultivam alimentos orgânicos há mais de 15 anos. Os alimentos crescem livres de agrotóxicos e pesticidas, além de possuírem selo de certificação. Veja alguns dos alimentos que é possível encontrar por lá:

  • Legumes;

  • Verduras;

  • Frutas.

Endereço: Loja Divino Grão Buritis (Av. Professor Mário Werneck, 1481).

Funcionamento: Sexta e sábado, das 7h às 12h.

Feiras de orgânicos da UFMG

Os alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais criaram alguns projetos que incentivam os pequenos produtores e artesãos de BH e outras cidades mineiras. Por isso, o espaço ficou conhecido por abrigar feirinhas que já são super tradicionais na região. Hoje, vamos te apresentar duas delas. Vamos lá!

Feira da UFMG

A Feira da UFMG normalmente acontece na hora do almoço, na Praça de Serviços da UFMG. Por lá, se reúnem pequenos produtores e artesãos que oferecem a chamada “comida de verdade”. Você vai encontrar produtos sem agrotóxicos, cosméticos de medicina natural e receitas artesanais. Por conta da pandemia, a feirinha foi paralisada. Mas existem expectativas de retomada de atividades ainda em 2022. 

Produtos da Feira da UFMG

  • Flores comestíveis orgânicas;

  • Verduras, legumes e frutas sem agrotóxico;

  • Pequenos produtores locais que oferecem doces e quitutes.

Endereço: Praça de Serviços da UFMG (Campus Pampulha da UFMG - Av. Antônio Carlos 6627).

Funcionamento: normalmente acontecia às quartas-feiras, a partir das 9h.

Feira de Economia Popular e Solidária da FACE

A Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (FACE) criou uma feirinha que conta com a participação de pequenos produtores de Belo Horizonte e cidades metropolitanas. O evento acontece dentro do prédio da própria faculdade. Por lá, é possível encontrar desde artesanato, até alimentos de produção própria.

A feira também esteve paralisada por mais de 2 anos, por conta da pandemia. Mas a boa notícia foi que o evento voltou com tudo em 2022, e uma das bancas que mais chamou atenção dos consumidores que a frequentam foi o estande de produtos orgânicos. 

Endereço: Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Campus Pampulha da UFMG - Av. Antônio Carlos 6627).

Funcionamento: a feira acontece de 15 em 15 dias. As novas datas podem ser conferidas no Instagram do projeto Colmeia.

Feira Fresca

Produtos preparados ou colhidos no dia anterior. É isso que você vai encontrar na Feira Fresca. O projeto é itinerante, por isso, a cada semana você terá um encontro marcado com pequenos produtores locais em um ponto diferente de Belo Horizonte. 

Do tomate à geleia de amora, nenhum dos produtos da Feira Fresca levam agrotóxicos ou conservantes em suas preparações. Por isso, o evento tem feito sucesso entre os moradores da região Centro-Sul de BH, onde normalmente a feirinha circula. Lá é possível encontrar coco seco, cogumelos, mel, café em grão e inúmeras verduras e legumes.

Para completar, a organização da feira oferece aos visitantes algumas oficinas e atividades ligadas à saúde e ao bem-estar. Veja abaixo um pouquinho do que você vai encontrar por lá:

O que você vai encontrar no Feira Fresca

  • Produtos artesanais;

  • Produtos de agricultura familiar;

  • Aula de Yoga;

  • Massagem relaxante;

  • Música ao vivo.

Endereço: feira itinerante. Normalmente circula por lojas e espaços culturais localizados na região Centro-Sul de BH.

Funcionamento: 9h às 15h.

Feiras de Orgânicos da Prefeitura de BH

Desde 2019, a Prefeitura de Belo Horizonte organiza feirinhas ao redor da cidade, que privilegiam produtos cultivados de acordo com a cultura orgânica e provenientes de produtores rurais das regiões metropolitanas da capital mineira. Ao todo, são 13 feiras, as quais são distribuídas em 4 regionais de BH.

Nessas 13 feiras orgânicas criadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, é possível encontrar hortaliças, frutas e cereais. Tudo isso 100% livre de agrotóxicos. Confira abaixo quais são os endereços e qual o formato de funcionamento!

Feiras orgânicas da PBH na região Centro-Sul

Bairro Anchieta

Endereço: Rua Grajaú, esquina com rua Francisco Deslandes

Funcionamento: Terça-feira, das 7h às 13h.

Belvedere

Endereço: Av. Paulo Camilo Pena 255, entre Av. Celso Porfirio Machado e Rua Modesto Carvalho de Araújo.

Funcionamento: Terça-feira, das 7h às 13h.

Funcionários

Endereço: Praça ABC, Rua Cláudio Manoel

Funcionamento: Terça-feira, das 7h às 13h.

Mangabeira

Endereço: Praça JK, Av. Bandeirantes

Funcionamento: Terça-feira, das 7h às 13h.

São Bento

Endereço: Praça República do Líbano, Barragem Sta.Lúcia

Funcionamento: Terça-feira, das 7h às 13h.

Santa Efigênia

Endereço: Praça João Pessoa com Av. Brasil, ao lado Banco Itaú

Funcionamento: quarta-feira, das 7h às 13h.

Santo Agostinho

Endereço: Praça Assembléia/CREA

Funcionamento: sábado, das 7h às 13h

Luxemburgo

Endereço: Av. Guaicuí, esquina Rua Felipe Drumond

Funcionamento: quarta-feira, das 7h às 13h

Feiras orgânicas da PBH na região Noroeste

Padre Eustáquio

Endereço: Praça Geraldo Torres

Funcionamento: sexta-feira, das 7h às 13h

Feiras orgânicas da PBH na região Oeste

Gutierrez

Endereço: Av.Francisco Sá,1500

Funcionamento: quinta-feira, das 7h às 13h

Feiras orgânicas da PBH na Pampulha

São Luiz

Endereço: Av. Santa Rosa, Praça Alberto Dalva Simão - Perto do Verdemar Pampulha

Funcionamento: sábado, das 7h às 13h

Santa Amélia

Endereço: Praça Celestino Marra, em frente ao nº 20 da Av. Guarapari

Funcionamento: sábado, das 7h às 12h


Agora que você já sabe mais detalhes sobre as principais feiras orgânicas de BH esperamos que fique mais fácil decidir qual delas vai visitar primeiro! Mas aqui vai uma dica: vale a pena visitar cada uma delas, afinal, os produtos artesanais e de produtores diferentes fazem das feirinhas um espaço único. E que tal completar o passeio nas feirinhas de artesanato ao redor de BH? Boa leitura!