Coworking em BH: conheça 5 espaços e suas vantagens

Os coworking em BH são escritórios compartilhados, que oferecem toda a estrutura para pessoas e empresas que buscam por espaços completos e colaborativos, por um valor mais econômico ou, até mesmo, sem pagar nada por isso. Além disso, alguns desses locais ainda oferecem restaurantes e outras facilidades.

Reduzir despesas, poder contar com toda a estrutura de um escritório ou estar em um espaço rodeado de energia, profissionais diferentes e novas ideias. Todos esses podem ser motivos para escolher um coworking em BH para trabalhar, marcar reuniões ou até mesmo realizar eventos profissionais.

Além disso, a pandemia acabou transformando as relações de trabalho e de negócio. Com isso, algumas empresas acabaram fechando e outras reduzindo seu espaço comercial. Nesse contexto, o trabalho híbrido surgiu. Hoje, é comum que os profissionais possam optar por trabalhar em casa, na empresa ou em um coworking.

Hoje, Belo Horizonte concentra 70% do total de coworkings de Minas Gerais, a maioria situada na região central da cidade. Por isso, separamos aqui cinco coworking em BH que operam com funcionamento pago e gratuito.

 Conheça 5 espaços de Coworking em BH

  • WO Center;

  • Power Station;

  • Mocca Coffe & Meals;

  • Órbi Conecta

  • Universo 21

Agora que você já sabe quais são os cinco principais coworkings em BH, nós vamos te mostrar quais são as vantagens de optar por cada um deles. Vem ver!

Coworking WO Experience Center

Apesar de ser um grande espaço de negócios, o coworking WO Experience Center, situado no bairro Buritis, foge completamente daquele tradicional modelo de escritório com o qual estamos acostumados. O espaço reúne em um só lugar mais de nove tipos diferentes de ambientes, além de área de lazer e restaurantes. 

O WO Center é o espaço perfeito para profissionais autônomos que estão em busca de um local que estimule a criatividade, para quem deseja realizar reuniões e eventos específicos, e também é o lugar certo para empresas e startups que contam com um pequeno número de funcionários. 

Mas a enorme diversidade de pessoas e espaços não é o único ponto forte desse coworking. O WO Center também consegue ser a mistura perfeita entre um espaço de negócios e um ambiente de lazer, isso porque o local conta com uma praça de alimentação com seis restaurantes, um café, três bares de bebidas, mesas de jogos e espaço para happy hour.

Além de ser um espaço para trabalhar, aproveitar boa gastronomia e descansar, esse coworking em BH também conta com algumas facilidades. O Wo Experience Center possui estacionamento privado, cozinha equipada e você ainda pode levar seu melhor amigo para te acompanhar, já que o espaço é pet friendly.

Diferenciais do coworking WO Experience Center

  • Ilhas de trabalho: ideais para times menores;

  • Salas de reunião para contratação individual ou coletiva;

  • Salas privativas: ideais para times maiores e com acesso mediante biometria;

  • Salas de conferência;

  • Estações de trabalho: modalidade mensal, semanal e diária;

  • Espaço de lazer: mesas de jogos, áreas de descanso;

  • Espaço gastronômico: restaurantes, bares e cafés;

  • Estacionamento;

  • Pet friendly.

Coworking Órbi Conecta

O Órbi Conecta é um coworking criado pela MRV, Localiza, Mater Dey, Banco Inter e empresas do San Pedro Valley, as quais descrevem o local como um espaço de conexões, já que seu objetivo é desenvolver negócios entre startups e empresas interessadas em ideias inovadoras.

O coworking Órbi Conecta está localizado na Av. Antônio Carlos, uma das principais vias da cidade, responsável por ligar diversas regiões de Belo Horizonte à área central da cidade. Além disso, o espaço conta com planos voltados para empresas que apenas querem utilizar de algum espaço, empresas que querem se aproximar de novos negócios e startups. 

Hoje, o Órbi conta com a presença de 18 startups residentes em suas dependências. Contudo, se você possui uma empresa que faz parte desse perfil de inovação e quer ter uma prova de como é fazer parte desse ecossistema, a Órbi Conecta garante uma facilidade. Startups podem frequentar e desfrutar, duas vezes no mês, de todo o espaço gratuitamente.

Quanto ao espaço e infraestrutura, esse coworking garante uma das experiências mais modernas da cidade. O Órbi Conecta conta com jardim decorado, espaço para happy hour, piscina de bolinha, espaço de descompressão, cafeteria, salas de reunião e outros espaços que estimulam a criatividade.

Diferenciais do coworking WO Experience Center

  • Ilhas de trabalho: ideais para times menores;

  • Salas de reunião para contratação individual ou coletiva;

  • Salas privativas: ideais para times maiores e com acesso mediante biometria;

  • Salas de conferência;

  • Estações de trabalho: modalidade mensal, semanal e diária;

  • Espaço de lazer: mesas de jogos, áreas de descanso;

  • Espaço gastronômico: restaurantes, bares e cafés;

  • Estacionamento;

  • Pet friendly.

Endereço do coworking WO Experience Center: Av. Professor Mário Werneck, 500.

Coworking Universo 21

Como o nome já diz, o Universo 21 é um coworking com decoração criativa e inovadora que remete às galáxias e que acaba oferecendo um mundo de oportunidades aos profissionais que passam a frequentar o espaço.

O Universo 21 Coworking fica localizado no Santa Lúcia, um bairro localizado na região centro-sul de BH. Apesar de menos movimentada, é um área bastante próxima da área mais comercial da cidade, algo positivo para profissionais que frequentam o centro de Belo Horizonte, mas não querem deixar de lado a tranquilidade.

A estrutura do Universo 21 Coworking conta com seis diferentes ambientes, os quais se dividem entre as áreas internas, voltadas para o dia a dia de trabalho, e a área externa, voltada aos happy hours. Ah! E não poderíamos deixar de falar que a temática do universo não fica só por conta do nome do coworking. Toda a decoração e até mesmo o nome das salas de reunião fazem referências ao cosmo.

Diferenciais do Universo 21 Coworking

  • 2 salas de reunião, equipadas com isolamento acústico, TV, banheiro e ar-condicionado;

  • 100 estações de trabalho;

  • Recepção;

  • Estacionamento;

  • Cabines telefônicas;

  • Espaço de lazer;

  • Salas para workshops e palestras;

  • Cozinha equipada para profissionais e amadores.

Endereço do coworking Universo 21: Rua Universo, nº 21 · 3º andar · Santa Lúcia

Coworking gratuito BH 

Os coworkings em BH citados acima são ótimos exemplos de espaços pagos, os quais podem ser utilizados por profissionais mediante a assinatura de planos, que variam de acordo com o tempo de locação. 

Mas, se você ainda está experimentando o universo do trabalho híbrido, está começando algum novo projeto ou só precisa de um local mais calmo para trabalhar, os coworkings gratuitos em BH do Itaú Power Shopping e da cafeteria Mocca Coffe and Meals são excelentes opções. Vem saber mais detalhes sobre esses coworkings gratuitos de Belo Horizonte.  

Coworking Mocca Coffe and Meals

Um espaço que une o melhor da gastronomia a ambientes preparados para receber profissionais ou reuniões de negócio. Esse é o Mocca Coffe and Meals, uma cafeteria com coworking gratuito em BH, que conta com um andar equipado com salas de reunião, mesas, wifi e pontos de energia para profissionais que buscam ambientes calmos para produzir.

Outra das vantagens do Mocca Coffe and Meals é seu horário estendido de funcionamento, já que o coworking funciona em horário comercial, das 8h às 20h. Além disso, por se tratar de uma cafeteria, o estabelecimento oferece condições especiais para os clientes que frequentam o local com o objetivo de negócio. Durante 3 horas, o cliente paga apenas R$12,00 para ser servido de cafezinho, quantas vezes quiser.

Endereço do Mocca Coffe and Meals: Alameda do Ingá, 16 - Vila da Serra, Nova Lima.

Coworking Power Station

O Power Station é o coworking gratuito do Itaú Power Shopping, situado em Contagem, região metropolitana de BH. O espaço fica localizado no primeiro andar do centro comercial e oferece treze estações de trabalho, pontos de energia, lounge de descanso, pontos de energia para carregamento de eletrônicos e wifi com boa qualidade e totalmente gratuito.

O coworking gratuito do Itaú Power Shopping segue o funcionamento do shopping, por isso, fica disponível das 10h às 22h. O grande diferencial é que, enquanto a maioria dos coworkings pagos podem ser acessados de segunda a sexta, o Power Station também abre aos sábados e domingos. 

Endereço do Coworking Power Station: Avenida General David Sarnoff, 5160, Cidade Industrial, Contagem

Vantagens de trabalhar em um coworking em Belo Horizonte

Optar por um coworking em BH tem suas vantagens! A maioria deles ficam concentrados em regiões da cidade que reúnem um grande número de empresas e comércios. Contudo, a localização estratégica é apenas um de seus benefícios. Veja quais são os outros pontos positivos de se trabalhar em um coworking:

  • Redução de custos: manter um escritório pessoal com internet, luz, água, salas de reunião e espaço para eventos não é algo barato, mas nos coworkings você só pega pelo tempo de uso; 

  • Praticidade: esses espaços podem ser alugados por horas, dias, semanas ou meses. O tempo de locação vai de acordo com sua necessidade;

  • Networking: pelo fato de serem considerados como escritórios abertos, os coworkings em BH reúnem especialistas dos mais diversos segmentos, um atrativo para quem busca aumentar sua rede de relacionamento profissional.

O que achou de conhecer melhor os principais coworkings em BH? A essa altura, esperamos que algum deles tenha atendido o que você procura. Agora é só pegar seu notebook e seu celular e se preparar para conhecer novas pessoas e ter ideias novas. Ah! Se quiser acompanhar mais dicas sobre Belo Horizonte, continue acompanhando nosso blog!