A Rua Rubens Caporali será mais um polo comercial no Buritis?

Um projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal pretende transformar a Rua Rubens Caporali, no Buritis, em uma via mista, ou seja, parte residencial, parte comercial. A proposta já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Política Urbana e segue para votação. 

De acordo com o Plano Diretor de Belo Horizonte, as vias da cidade podem ser classificadas como mistas, residenciais ou não-residenciais. Atualmente, a Rua Rubens Caporali Ribeiro é considerada uma via residencial, também conhecida como VR. Quem a conhece hoje sabe que os prédios, condomínios e áreas não construídas predominam nessa rua do bairro Buritis.

Contudo, o Projeto de Lei 155/2021 pretende alterar a classificação da rua para mista, tornando possível que a via se divida entre os condomínios residenciais e novos prédios de caráter comercial, como lojas, shoppings e salas.

Para quem não sabe, a Rua Rubens Caporali é conhecida por facilitar o acesso dos moradores do bairro Buritis ao Anel Rodoviário, e vice-versa. Além disso, a via também ficou famosa por ser palco do trágico acidente que acabou com a morte de um caminhoneiro, que perdeu o controle de seu veículo enquanto descia a rua.

Por que atrair comércios para a Rua Rubens Caporali?

Ainda de acordo com o projeto de lei, apenas o trecho da Rubens Caporali que fica entre a Av. Aggeo Pio e a Rua Senador José Augusto estaria sujeito à reclassificação como via mista. Os vereadores que defendem essa mudança, justificam que a Rubens Caporali é favorável à expansão urbana e comercial, já que possui muitos terrenos não edificados.

O projeto de lei já recebeu pareceres favoráveis nas comissões de Legislação e Justiça e de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana. Com isso, já pode ser encaminhado para o 1° turno de votação na Câmara Municipal. Mas, para ser aprovado, o projeto deve receber ao menos 28 votos.

Qual a opinião da comunidade?

A permissão para que estruturas comerciais se instalem na Rua Rubens Caporali ainda não foi aprovada, mas a mudança já tem dividido a opinião dos moradores. Alguns acreditam que tornar a via mista vai permitir que o Buritis desenvolva seu comércio ainda mais. 

“A Rua é estratégica no Bairro e tem perfil,  para se tornar uma rua com duas vias, residencial e comercial. Toda a abertura traz avanços e melhorias ao Bairro, e claro que problemas  também virão, faz parte, não é verdade?”, comenta o morador Francisco Pimentel.

Por outro lado, há quem imagine que os impactos podem ser negativos, principalmente pelo fato de a rua já contar com um fluxo de veículos que saem do Anel, e vão em direção ao bairro. “O acidente envolvendo a morte de um caminhoneiro não foi o primeiro que aconteceu nessa rua. Por isso, eu acredito que, antes de permitir que comércios contribuam para o aumento do fluxo de pessoas por ali, a BHTRANS deveria limitar a passagem de veículos grandes e aumentar a sinalização”, defende a moradora Nicolle Bueno.

Como opinar sobre a mudança de classificação da Rua Rubens Caporali

Atualmente, o site da Câmara conta com uma ferramenta de consulta pública onde é possível acompanhar o status dos projetos de leis que passam pela Câmara. Além disso, essa página também permite que os cidadãos votem a favor ou contra a reclassificação da via. Basta acessar o site da Câmara Municipal e fazer um cadastro para conseguir registrar seu voto.

Gostou da notícia? Para acompanhar os próximos passos de reclassificação da Rua Rubens Caporali Ribeiro, continue acompanhando o nosso blog, ou fique atento às redes sociais do Bruritis Juntos, porque todos os dias movimentamos nosso Instagram e Facebook.