Natal do Buritis Juntos 2021 é celebrado com café da manhã

A segunda edição do Natal do Buritis Juntos foi marcada pelo apoio da comunidade. Moradores e empreendedores do bairro Buritis se uniram para apadrinhar cartinhas e realizar uma manhã divertida às crianças da Associação Ponto Cultural, ONG da região Oeste de Belo Horizonte.

Realizado em 2020, o primeiro Natal do Buritis Juntos deu tão certo que não restaram dúvidas sobre a continuidade da campanha. Por isso, pelo segundo ano, receber as cartinhas da Associação Ponto Cultural se tornou mais do que uma relação de apoio, tornando-se um compromisso com os pedidos das crianças.

Na 2ª edição do Natal do Buritis Juntos, o objetivo foi encontrar pessoas dispostas a realizar 47 pedidos, escritos a mão, por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. E assim foi feito! Os preparativos começaram no final de novembro, e já na metade de dezembro todas as cartinhas já haviam sido apadrinhadas por moradores do bairro Buritis.

Grupo de pais do bairro Buritis
Natal do Buritis Juntos 2021. Isabela Veloso e Nyara.

Um dos diferenciais desta edição foi a rápida distribuição das cartinhas escritas pelas crianças da Associação Ponto Cultural. Mas vale lembrar que por trás dessa forte adesão da comunidade existe uma turma muito especial: os moradores que participam do Grupo de Pais do bairro Buritis. Das 47 cartinhas escritas, 30 foram apadrinhadas por integrantes do grupo. As restantes foram distribuídas entre os vipers - colaboradores da VPR Imóveis.

Depois de apadrinhar, os participantes trouxeram os presentes até a casa do Buritis Juntos, a VPR Imóveis. Todos os embrulhos foram colocados aos pés da árvore de natal da imobiliária. Ao final da campanha, a árvore carregada de desejos realizados já tinha se tornado uma verdadeira atração para os clientes e colaboradores.

Mas o apoio não parou por aí! Além de apadrinharem as cartinhas, alguns pais fizeram questão de comparecer no dia da entrega dos presentes. A Luciana Veloso, sua filha Isabela e o morador Rodrigo Martins foram alguns deles. Eles foram até o local do evento e colocaram a mão na massa ao ajudar a distribuir os presentes entre as crianças.

“Eu e a Isabela ficamos encantadas com o projeto. Saímos de lá com a alma lavada. Estamos juntos nas próximas ações. Bora fazer coisas boas!”, disse Luciana Veloso.

O grupo de pais, o qual reúne moradores do bairro Buritis, foi criado pelo Buritis Juntos com o objetivo de reunir pessoas interessadas em trocar experiências, dicas e participar de atividades de socialização entre as crianças do bairro, sobretudo em um contexto de ressocialização. 

Poder contar com a vizinhança
Natal do Buritis Juntos 2021. Café da manhã preparado pela Gioia Dolce.

Mas as parcerias foram além! Na 2ª edição do Natal do Buritis Juntos, a ideia era realizar uma manhã diferente. Somente entregar os presentes aos pequenos já não era o bastante. Por isso, a ideia foi realizar um pequeno café da manhã para as crianças.

Para isso, contamos com o grande apoio da Gioia Dolce, uma confeitaria e cafeteria no bairro Buritis, conhecida por seu variado café colonial, servido aos finais de semana. A melhor parte dessa parceria é que a Paloma Novais, proprietária do estabelecimento, acreditou tanto na ideia que não pensou duas vezes antes de topar participar.

A Gioia preparou kits de lanche, com quitutes feitos dentro da própria confeitaria. A ideia de entregar kits individuais foi pensada a fim de evitar aglomerações na hora do café da manhã e diminuir o contato das pessoas com as comidas.

A ideia deu mais do que certo! No sábado, dia 18 de dezembro, um final de semana antes do Natal, as crianças e pais se reuniram no espaço W11, sede da Associação Ponto Cultural, para receber os presentes e desfrutar do café da manhã. O lanche fechou com chave de ouro um dia repleto de satisfação e brincadeiras.

“No momento da entrega dos presentes, a felicidade ia além da representativa e da importância do brinquedo, mas se sustentava no despojar de cada um, no sair de si, na promoção do sonho do outro, no gerar completude, esperança e alegria! Isto é Natal!”, comentou Patrícia Coimbra, coordenadora da Associação Ponto Cultural.

Sobre a Associação Ponto Cultural

A Associação Ponto Cultural é uma instituição que oferece oficinas, aulas, palestras e outras atividades extracurriculares, esportivas e educativas às crianças carentes da Região Oeste de Belo Horizonte. 

A ONG foi criada em 1998, quando Patrícia Coimbra, moradora da região do Buritis, decidiu reunir esforços para diminuir a evasão escolar e tirar crianças das ruas. Hoje, o projeto sem fins lucrativos já conta com o apoio de empresas locais e órgãos públicos.


Você conseguiu apadrinhar uma cartinha do Natal Buritis Juntos 2021? As divulgações sobre a campanha são realizadas através dos canais online do Buritis Juntos, como o Instagram e o Facebook. Nos siga nas redes sociais para ficar a par das próximas ações de envolvimento com a comunidade aqui no bairro Buritis!