Itinerário do 9206 será alterado no bairro Buritis

O itinerário do 9206 vai receber uma nova rota após avaliação técnica. A mudança de trajeto promete atender uma reivindicação antiga da comunidade do Buritis: facilitar o acesso às partes mais altas do bairro. A demanda foi votada em reuniões entre a Prefeitura de BH e a população do bairro. Contudo, alguns moradores protestam contra a alteração.

O 9206 é uma linha de ônibus que liga o bairro Santa Cruz ao Buritis. Ele atravessa o centro de Belo Horizonte e passa por importantes avenidas da cidade, por esse motivo, é um das linhas mais utilizadas pelos moradores do Buritis que precisam se deslocar em direção ao Centro da cidade e, principalmente, é bastante frequentada por pessoas que saem de bairros mais distantes para trabalhar no bairro Buritis.

Contudo, como a maioria dos ônibus que atravessam o Buritis, o itinerário do 9206 ainda não contempla as ruas que ficam nas regiões mais altas do bairro. Por esse motivo, diversos moradores e trabalhadores que utilizam o transporte público precisam descer nos pontos mais próximos e subir ruas muito íngremes para acessar a parte alta do bairro. 

Esse problema fez com que a comunidade reivindicasse junto à Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) a possibilidade de alteração do itinerário do 9206, de modo que o acesso à região mais alta do bairro fosse feita através da instalação de pontos de parada nas ruas Cônsul Walter e Stella Hanriot

Após algumas reuniões com a BHTrans, o CRTT finalmente conseguiu aprovar o projeto e trazê-lo à público, para que fosse votado pela população. E assim foi feito. Em maio de 2021, uma conferência on-line realizada entre a Comissão, a BHTrans e a comunidade do bairro Buritis aprovou o projeto. 

O que mudou no novo itinerário do 9206

Antes da real implantação do novo itinerário, algumas análises técnicas devem ser realizadas pela BHTrans nas ruas que entrarão na nova rota do 9206. Essa análises têm o objetivo de verificar se as vias possuem pavimentação adequada ou será necessária repavimentação. 

Somente após o laudo de qualidade da pavimentação, realizado pelos técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a alteração da rota pode ser alterada de fato. Confira quais mudanças estão previstas:

Novos pontos no itinerário do 9206

  • Rua Silvio de Oliveira;

  • Rua Cônsul Walter;

  • Rua Stella Hanriot;

  • Rua Tereza Mota;

  • Rua Maria Heilbuth Surette. 

Pontos desativados

  • Rua Maria Heilbuth;

  • Rua Paulo Diniz Carneiro;

  • Rua Georgia.

Qual é a opinião dos moradores?

“Acho super válido. Moro na parte mais abaixo no Buritis, mas vejo várias pessoas, trabalhadores e estudantes, subindo o morro para esta região aí (Rua Stella Hanriot e Paulo Diniz Carneiro), inclusive à noite. É difícil, cansativo e perigoso. O ônibus será ótimo. Só acho que podia ser um micro ônibus", comenta a moradora Nydia Maria Velloso. 

Contudo, ao mesmo tempo em que a demanda pode ser favorável às pessoas que moram ou trabalham nas áreas mais altas do bairro Buritis, alguns pontos negativos da mudança de trajeto da linha 9206 também foram destacados pelos moradores que vivem na região afetada pelo novo trajeto.

Esses moradores se organizaram e montaram um abaixo assinado, no qual foram pontuadas todas as mudanças causadas pelo acesso da linha 9206 às ruas Cônsul Walter e Tereza Mota Valadares. Dentre os protestos, estão o aumento da poluição sonora e problemas de segurança para pedestres e motoristas, já que as ruas em questão são bem estreitas. O abaixo assinado recebeu mais de 396 assinaturas e ainda está aberto no site da Avaaz. 

Como participar do CRTT?

A proposta de alteração do itinerário do 9206 foi enviada e cobrada pela Comissão Regional de Transporte e Trânsito. Atualmente, tal comissão conta com a participação de moradores do bairro Buritis, os quais têm o papel de consultar, sugerir, opinar e informar sobre tudo o que diz respeito ao sistema de trânsito de Belo Horizonte.

Os membros do CRTT atuam como ponte entre as necessidades observadas pela comunidade e os órgãos responsáveis por lidar com as normas de trânsito, como a BHTrans. Qualquer cidadão pode fazer parte da comissão, desde que seja eleito por meio do processo eleitoral que ocorre a cada três anos. Para se eleger, o candidato deve acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte, preencher um formulário de inscrição. 

Para votar em seu candidato é ainda mais simples, o procedimento é feito de forma totalmente on-line, basta seguir os seguintes os seguintes passos:

  • Acesse o site da prefeitura;

  • Se inscreva no formulário para eleitor, informando WhatsApp ou E-mail válidos; 

  • Confira na tabela a data das eleições de sua regional e se atente para o horário em que ela deve acontecer.  

O que achou da mudança de itinerário do 9206? Para continuar acompanhando mais notícias sobre a alteração da rota, basta seguir o Buritis Juntos no Instagram. Por lá, nós divulgamos notícias diariamente sobre o bairro Buritis!