Drive-thru Solidário da UNIBH arrecada alimentos

Comodidade e segurança para realizar doações a famílias carentes. Essa é a ideia da ação Drive-thru Solidário, promovida pelo campus Buritis do Centro Universitário de Belo Horizonte, neste mês. Até o dia 21 de maio, a UniBH estará recolhendo donativos não perecíveis, os quais serão destinados à Prefeitura de Belo Horizonte. 

Em março deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) divulgou que 59.891 famílias se encontravam em situação de pobreza, somente em Belo Horizonte. Em Minas Gerais, esse dado é mais alarmante. A Sedese chegou a contabilizar 942,8 mil famílias nesta situação.

Esses foram alguns dos dados que inspiraram a UniBH a realizar a ação solidária. O objetivo final do Drive-thru Solidário é reunir esforços da comunidade do bairro Buritis, a fim de arrecadar donativos que possam amenizar a situação de fome de pessoas que estejam passando por privações por conta da pandemia.

“A ideia surgiu na nossa diretoria, em solidariedade às famílias afetadas pela pandemia. Estamos passando por um momento muito complicado no nosso país. Temos percebido que diversas famílias não têm de onde tirar seu sustento. Estão passando fome! É uma situação muito triste e delicada. Estamos fazendo essa força tarefa para ajudar da melhor forma possível. Se você pode ajudar, contribua conosco. Qualquer quantidade de alimento já faz a diferença no prato de muita gente”, ressalta Eduardo França, diretor do campus Buritis da UniBH.

Ação apoiada pela comunidade 

Além de contar com a colaboração da população do bairro Buritis, a ação de arrecadação de alimentos da UniBH está recebendo auxílio de três organizações: a  Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB), a Associação ao Projeto a Melhor Idade (Asprami) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

A ABB e a Asprami são projetos comunitários locais, administrados por moradores do próprio bairro Buritis. De acordo com Eduardo França, ambos os projetos estão auxiliando na divulgação do Drive-thru Solidário junto à comunidade da região.

Já no que diz respeito à parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o diretor explica que o contato com as Diretorias Regionais de Assistência Social vai ajudar no direcionamento dos donativos a instituições que, atualmente, prestam assistências a pessoas em extrema pobreza em Belo Horizonte. 

Como você pode ajudar no Drive-thru Solidário da UniBH

O Drive-Thru Solidário vai permitir aos participantes uma maior comodidade e segurança na hora de realizar as doações. A ideia é que as pessoas não precisem sair de seus carros para doar os alimentos. Os donativos devem ser entregues na própria portaria da UniBH.

De acordo com Eduardo, a intenção do Drive-thru Solidário é receber da comunidade qualquer tipo de alimento, desde que não sejam perecíveis, já que a organização precisa de um prazo para organizar e destinar as contribuições às instituições parceiras. Se você estiver sem ideia do que doar, veja a lista de alimentos que podem ser entregues na ação:

O que doar no drive-thru solidário da UniBH?

  • açúcar

  • achocolatado

  • arroz

  • biscoitos

  • café

  • farinha de trigo

  • feijão

  • fubá

  • macarrão

  • óleo

A arrecadação de donativos está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Exclusivamente pela portaria principal da UniBH, localizada na Avenida Professor Mário Werneck, 1685, bairro Buritis. Se surgir alguma dúvida, entre em contato diretamente com a organização da ação, através do e-mail diego.fernando@unibh.br

O que acha de parar um tempinho para dar uma olhada na despensa e separar alguns alimentos que você já tem aí na sua casa para doar no Drive-thru Solidário? Qualquer quantidade já faz a diferença e pode amenizar a fome de pessoas que estão ao nosso redor! Acompanhe mais notícias sobre essa ação no Instagram do Buritis Juntos.