Comida di Buteco: veja o bar vencedor e demais participantes

O Comida di Buteco 2022 aconteceu de 8 de abril a 8 de maio e contou com a participação de 741 bares, sendo que 90 deles são aqui em Belo Horizonte. O tema deste ano foi livre, por isso, tem de tudo na lista de pratos da competição. Toucinho de barriga, acarajé, bolinho de feijoada e por aí vai. Vem ver!

Bares que participaram do Comida di Buteco BH

Este ano, o concurso de Comida di Buteco chegou à sua 22ª edição! A disputa que começou originalmente em Belo Horizonte, hoje conta com a participação de bares em todo o Brasil. Com o retorno de toda a atividade comercial na capital mineira, em 2022 o evento aconteceu de maneira mais flexível do que no ano passado.

  • Botequim Buritis;
  • Cantim BH;
  • Quioxque Butiquim Carioca;
  • Café Palhares;
  • Rei do Omelete;
  • Bar do Dedinho;
  • Planeta Lúpulo;
  • Bar do João.

Mas, apesar de atingir cada vez maiores proporções, a dinâmica do concurso gastronômico permaneceu a mesma: oferecer petiscos a um preço justo, permitindo com que o público experimentasse as criações dos “butecos” ao redor da cidade. Para fazer valer esse propósito, nesse ano a competição estabeleceu um valor fixo de R$27,00 para os petiscos.

Para mostrar que de gastronomia mineira o belorizontino entende, na lista acima fizemos um apanhado dos bares de BH que mais nos chamaram atenção no Comida de Buteco 2022. Agora é hora de dividi-los de acordo com suas localizações e contar mais detalhes sobre o que cada um deles ofereceu na competição mais amada dos boêmios.

Vale lembrar que alguns desses pratos fizeram tanto sucesso que os bares fixaram no cardápio o prato criado para a competição deste ano. Ah! A lista completa de barzinhos você pode conferir no site oficial do evento.

Quem ganhou o Comida di Buteco 2022?


Mas antes de conhecer os bares que participaram desta edição, nada mais justo do que começar pelo ganhador, né? O bar Café Palhares ganhou o Comida di Buteco em 2022. Isso significa que o título segue invicto desde 2021, ano em que o estabelecimento também foi escolhido como vencedor pelos jurados. 

Décadas de tradição, negócio feito em família e Kaol: essa é a tríade da fama que o espaço conquistou em todos esses anos operando em pleno Centro de BH. O bar, criado em 1938, é simples, mas mantém o que há de mais “raiz” quando o assunto é boteco mineiro. 

O famoso Kaol, prato que leva arroz, ovo e linguiça, já é a prova de que o Café Palhares oferece comida boa. Mas, neste ano, eles preparam algo bem diferente para participar do concurso Comida di Buteco: o Cambito, prato que leva jarrete (corte suíno retirado do músculo da coxa) e vem acompanhado de farofa. Só pela descrição da iguaria já dá para ter uma provinha de porquê esse prato levou a melhor, né?

Endereço: Rua dos Tupinambás, 638 - Centro

Funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 17h. Sexta, das 8h às 19h. Sábado, das 8h às 16h.

Comida di Buteco: bares participantes na região Oeste

Botequim Buritis


Almoço, happy hour, transmissão de jogos de futebol e aniversários! Agora, além de tudo isso, o Botequim Buritis também conta com um prato feito especialmente para o concurso Comida di Buteco. Quando se trata de petiscos da famosa cozinha mineira, o espaço é um dos bares que mais se destaca dentro da região boêmia do bairro Buritis!

Para participar da competição em 2022, o Botequim Buritis preparou um prato batizado de “porco atolado”. A iguaria é uma preparação que leva lombinho ao molho de mostarda com cream cheese e champignon e, para completar, vem acompanhado de um medalhão de batata.

Endereço: Rua Vitório Magnavaca, 39 | Buritis

Funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 0h30. Domingo, das 11h às 23h30.

Cantim BH

O Cantim BH é um espaço para toda família! O bar é super conhecido pelas ações de recreação infantil guiadas por monitores e por seu completo espaço kids. Esse cantinho também se destaca como um dos principais bares do Buritis com música ao vivo. Tem cantoria todas as terças e sextas!  Além disso,afinal, eles também são conhecidos por seus famosos caldos, perfeito para aproveitar durante o friozinho que bate nessa época do ano!

Mas dessa vez o caldo do Cantim BH não foi a grande estrela! Em 2022, o espaço preparou um prato que é uma verdadeira combinação entre a culinária mineira e a japonesa. Curioso, não é? Mas uma coisa é certa, os principais ingredientes das tradicionais receitas de nosso estado estão presentes!

O prato criado pelo Cantim Bh para participar do Comida di Buteco se chama Uai Teriyaki. Ele é uma mistura de filezinho suíno empanado, recheado com queijo canastra e tomate seco e acompanhado de couve crispy e molho teriyaki. 

Endereço: Rua Henrique Badaró Portugal, 418, Loja 4 - Buritis

Funcionamento: segunda, das 11h às 16h. Terça a sábado, das 11h às 24h. Domingo, das 11h ás 21h.

Quioxque Butiquim Carioca


Um pedacinho do Rio de Janeiro em terras mineiras! O Quioxque Butiquim Carioca é mais um dos bares que vêm para mostrar que o bairro Buritis está sendo representado em peso no concurso do Comida de Buteco 2022. O espaço foi criado por um casal carioca e já está competindo pela segunda vez consecutiva!

O Quioxque Butiquim Carioca promete chamar atenção por conta de suas cadeiras de praia e por sua decoração que remete ao litoral do Rio de Janeiro. Mas não é só por isso que o bar está chamando atenção! Para o Comida de Buteco de 2022, o local preparou um prato que combina muito bem os costumes de BH e do RJ.

O prato preparado pelo Quioxque Butiquim Carioca é o “Entre mar e montanha”, uma combinação entre torresmo de rolo recheado de sardinha ao molho de cachaça e acompanhado de canjiquinha de calabresa com peixe.

Endereço: Rua Henrique Badaró Portugal, 159 - Buritis.

Funcionamento:  terça a sexta, das 17h à 1h. Sábado, das 12h à 1h. Domingo, das 12h às 21h.

Comida di Buteco: bares participantes na região Central

Rei do Omelete 

Como o nome já diz, o Rei do Omelete é um bar conhecido por oferecer essa iguaria que leva ovos batidos como ingrediente principal. Por lá, o prato é servido como tira gosto e possui 12 sabores diferentes. O local também é conhecido por suas porções com fritas e os famosos potes de conserva, marca registrada dos botecos mineiros.

Eisbein! Esse é o nome do prato criado pelo Rei da Omelete para o Comida di Buteco 2022! A iguaria cai muito bem com uma cerveja gelada, já que é uma combinação entre joelho de porco assado e fatiado, acompanhado de farofa de cebola, saladas de batatas bolinha e um molho agridoce de abacaxi.

Endereço: Avenida Brasil, 125  - Santa Efigênia

Funcionamento: segunda a sexta, das 17h à 0h. Sábado, das 13h às 23h.

Comida di Buteco: bares participantes na região da Pampulha

Bar do Dedinho

O Bar do Dedinho fica no bairro Santa Amélia, há pouquíssimos metros da Lagoa da Pampulha e oferece uma estrutura completa para aproveitar com os amigos e a família. O espaço conta com playground kids, música ao vivo, uma cartela de drinks para lá de completa e mesas de sinuca.

Para o Comida de Boteco 2022, o Bar do Dedinho escolheu uma combinação que não tem erro! O prato intitulado de “Rapa do Tacho” reúne o trio perfeito de carne, queijo e batata frita. Mas tem alguns diferenciais! O corte escolhido foi o copa lombo e a geleia de pimenta cai como um complemento perfeito.

Endereço: Avenida Deputado Anuar Menhem, 23 - Santa Amélia

Funcionamento: segunda a sexta, das 17h30 às 24h. Sábado, das 12h às 1h. Domingo, das 12h às 23h.

Planeta Lúpulo


O Planeta Lúpulo está presente em uma das vias mais boêmias da cidade, a Av. Guarapari, localizada no bairro Santa Amélia, região da Pampulha. O bar é conhecido por oferecer um cardápio enorme de cervejas artesanais. São cerca de 300 rótulos diferentes! Mas não é só de bebida que eles entendem, os petiscos como joelho de porco e o torresmo de barriga são bem famosos entre os frequentadores.

O “Trinca Mineira” é o prato criado pelo Planeta Lúpulo para o Comida de Buteco 2022. Como o próprio nome já diz, a iguaria conta com ingredientes que transpiram a mineiridade: quiabo frito na manteiga, ragu de costela dentro da abóbora caburé e polenta frita. O ora-pro-nobis está presente na apresentação do prato. Aliás, o bar caprichou na montagem do Trinca Mineira, né? 

Endereço: Avenida Guarapari, 108 - Santa Amélia.

Funcionamento: segunda a sexta, das 17h às 24h. Sábado, das 11h à 1h. Domingo, das 11h às 24h.

Comida di Buteco: bares participantes na região de Venda Nova

Bar do João

O Bar do João é conhecido por sua famosa língua de boi, super macia e servida borbulhando na chapa. Com esse prato, o espaço quase conseguiu ganhar o concurso em 2007, quando participou pela primeira vez e já garantiu o segundo lugar na competição. Hoje, o local está mais moderno, possui espaço kids e apresentações de música ao vivo!

Apesar da grande estrela do Bar do João ser a língua de boi, em 2022 o espaço montou, especialmente para a competição, um prato para ninguém colocar defeito! A iguaria que competiu no Comida di Buteco foi o “3 em 1”: bolinho de aipim recheado com calabresa e queijo, tiras de frango empanadas com biscoito cream craker e costelinha suína com molho agridoce. Fala se não é o tira gosto dos sonhos?

Endereço: Rua Geralda Marinho, 117 - São João Batista 

Funcionamento: segunda a sexta, das 17h às 24h. Sábado, das 12h às 24h. Domingo, das 12h às 23h30.


E aí? O que achou da coletânea que fizemos dos bares participantes do Comida di Buteco que mais nos chamou atenção em 2022? Agora é só ver qual deles mais chamou a sua atenção ou fica mais perto da sua casa e partir para experimentar! Ah, e que tal aproveitar que está navegando pelo nosso blog para conhecer outros bares em BH? Boa leitura!